Mercado de imóveis em Jacarepaguá está em ritmo acelerado
sexta-feira, 16 de novembro de 2012Se velocidade já era um tema recorrente quando se falava em Jacarepaguá, por conta do tradicional autódromo que leva o nome do bairro, agora o assunto ganhou novas dimensões. Tudo por conta do crescimento do mercado de imóveis local, que mantém a rotação em alta. Para se ter ideia, no ano passado, Jacarepaguá reuniu 22% dos lançamentos imobiliários da cidade do Rio de Janeiro. Ali foram construídos 5.549 novos imóveis, segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).Tanto para os próprios cariocas como para migrantes interessados em morar na capital carioca, a região tornou-se bastante convidativa.
Mais do que a moldura das belezas naturais, característica tão valorizada na capital fluminense, a exemplo das florestas do Parque da Pedra Branca e do Parque da Tijuca, a região também apresenta preços – para compra e locação – menores do que em alguns dos principais bairros da cidade. Outro fator determinante: a segurança. Os índices de violência na região, que já eram baixos, tendem a ser menores ou, no mínimo, a não crescer por conta das mudanças ocorridas no sistema de segurança do Rio de Janeiro como um todo.
Por conta desses fatores, o público que tem procurado o bairro é composto por pessoas de classe média, com real interesse em um lugar para morar. A busca pelo mercado de imóveis de Jacarepaguá como investimento fica por conta das construtoras, sobretudo porque ainda há espaço para novos empreendimentos. Essa movimentação tem se intensificado nos últimos cinco anos.
Empresários e executivos formam um grupo a parte entre os prováveis e possíveis novos moradores de Jacarepaguá. Além de importantes indústrias já instaladas na região – como Roche, Merck e Wella Cosméticos –, é um grande diferencial o fato de o bairro abrigar o Aeroporto Roberto Marinho. Praticidade e agilidade no transporte aéreo são características essenciais na acelerada rotina destes profissionais. Mais do que ganhar tempo, acabam ganhando conforto pela proximidade ao Aeroporto de Jacarepaguá.
Por falar em rotina, a infraestrutura no próprio bairro e ao seu redor aumentam ainda mais as chances de a vizinhança crescer. Praticamente tudo o que uma família pode precisar encontra-se ali: supermercados, farmácias, escolas, hospitais, padarias, prestadores de serviço, comércio, entre outras opções. Vale citar o Center Shopping Rio, que reúne quatro salas de cinema e 110 lojas, dispõe de uma praça de alimentação com 512 lugares e tem estacionamento com 850 vagas. Novamente a praticidade fala alto.
Essa evolução habitacional determina uma mudança relevante na história deste que é um dos bairros mais antigos da cidade do Rio de Janeiro. Certamente, o avanço no mercado de imóveis em Jacarepaguá trará uma série de benefícios para a região, que tende a crescer em desenvolvimento de infraestrutura e serviços. Realizada de forma adequada, respeitando as limitações geográficas da região, tal transformação atrairá não só moradores como também novos investimentos.
Mais notícias sobre Jacarepaguá:
- Dupla é presa após tentar desviar curso de rio em Jacarepaguá
- Beltrame demite policial acusado de comandar milícia em Jacarepaguá
- A Floresta Mágica tem apresentação em Jacarepaguá
- Prefeitura multa 613 bares em Jacarepaguá e na Barra da Tijuca
- Prefeitura faz ação de conservação em São Cristóvão e Jacarepaguá