Jacarepaguá: Palco de momentos históricos, pista que recebeu a F-1 dá adeus à Stock
terça-feira, 17 de julho de 2012Durante mais de cinquenta anos, um circuito localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi palco de momentos históricos do automobilismo brasileiro e internacional. Além das mais diversas categorias nacionais, a pista de Jacarepaguá – rebatizada, em 1988, como Autódromo Nelson Piquet – recebeu por uma década provas da Fórmula 1 e também algumas etapas da Indy e do Mundial de Motovelocidade.
Quem brilhou naquele traçado seletivo, mutilado para a construção de arenas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, lamenta a condenação da pista. As obras de demolição já começaram. Em breve, o histórico circuito carioca dará lugar a um complexo esportivo para os Jogos Olímpicos de 2016. E o carinho que falta na manutenção sobra nas lembranças de quem viveu os melhores momentos de 34 anos de história da Stock Car, que se despediu da pista neste fim de semana.É uma pista que precisava de muita malícia, muita manha pra levar o carro com os pneus inteiros para o final. Então, é uma pista que eu gostava muito – afirma o ex-piloto Ingo Hoffmann, doze vezes campeão da categoria, que somou nada menos que oito vitórias no circuito.
O passado que dá o tom das palavras de Ingo ainda faz brilhar os olhos de Zeca Giaffone, o vencedor da primeira corrida de Stock Car por estas bandas, em 1979. Não era anormal você ver um piloto, por exemplo, trazer um carro de São Paulo pra vir correr aqui, e ele vinha guiando o carro. Isso era uma coisa normal, vinha “amaciando” o motor – confessa o campeão da temporada de 1987, que desde 2000 é o construtor dos carros utilizados pela categoria.
A pista de Jacarepaguá é sinônimo de um automobilismo mais romântico, das mais diferentes categorias. E de uma Fórmula 1 de mecânicos sem camisa, que teve Piquet e Senna fazendo uma antológica dobradinha no pódio em 1986. Uma década mais tarde, André Ribeiro venceu a primeira corrida da Indy em solo brasileiro. A conquista foi celebrada pouco antes de Valentino Rossi faturar um de seus nove títulos mundiais na pista que, segundo o italiano, era das mais gostosas de guiar de todo o calendário.
Jacarepaguá assistiu, no dia 15 de julho, à última corrida de Stock Car antes do fechamento definitivo. Há um projeto para um novo circuito na cidade, no bairro de Deodoro, mas as obras não foram iniciadas. Quem passou por este circuito, seja na arquibancada ou na pista, já sente saudades. Caso de Cacá Bueno, tetracampeão da Stock.
– Aqui tive minha primeira vitória na Stock Car, em 1997, um título conquistado aqui, em 2007, e no ano passado fiz uma dobradinha com meu irmão – relembra o piloto, que fez um longo desabafo sobre a situação da pista após marcar a sessão classificatória para a etapa carioca.
Fonte: Midia News